Seja bem vindo. Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018

Área Restrita:

Informativo:


PRES. SINEPE-CE PRESTIGIA CERIMÔNIA DO JALECO

(SINEPE-CE em 27/04/2018)

foto O presidente do Sinepe-Ce, Prof. Airton Oliveira, esteve presente na Cerimônia do Jaleco, realizada pela Faculdade Paulo Picanço (FacPP) celebrada na noite de ontem (26), com os ingressantes do curso de Odontologia.

Na ocasião, foi firmado um convênio entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Caucaia, por meio do qual os estudantes poderão realizar estágios nesse município, atuando na atenção primária.

O evento ocorreu no prédio anexo da Assembleia Legislativa, onde professores, alunos, pais e membros da direção da faculdade estiveram presentes. Compareceram, ainda, líderes de associações e entidades locais da área da Odontologia e representantes da Prefeitura de Caucaia, incluindo a primeira-dama, Erika Amorim.

Fábio Machado Milan, diretor acadêmico da FACPP e coordenador do curso de Odontologia, explica que o convênio assinado com o município é uma oportunidade para os estudantes terem contato direto com a prática da profissão. “O estudante faz o estágio no serviço público com intenção de que, na sua formação, saiba como é o serviço público para atuar de maneira mais eficaz quando for um profissional”, conta ele. Esse tipo de conhecimento adquirido, apesar de ser coletada em uma cidade em específico, poderá ser aproveitado em qualquer parte do Brasil, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o mesmo em todo o país, diz ele.

Para o Prof. Airton Oliveira, esta iniciativa é de grande valia tanto para o município de Caucaia quanto aos alunos da Faculdade, sobretudo pela atuação na atenção primária de atendimento à saúde bucal.

Cerimônia do Jaleco
A solenidade da Cerimônia do Jaleco é o momento simbólico que marca o começo da vida do estudante na profissão que escolheu. É o que diz Paulo Picanço, diretor geral da faculdade: “Quando o estudante porta o jaleco, ele tem consciência de que ali está o nome da instituição, de sua família, seu nome e lembra a responsabilidade que deve ter de conduta, de postura que esteja realmente à altura da profissão, sendo requisitado dele não só conhecimento técnico mas também a habilidade na área psicológica e de relacionamentos interpessoais”, avalia.

Hortência Maria Ximenes, oradora discente que discursou durante a cerimônia, conta que o rito é uma forma de o estudante valorizar a profissão e inspirar ainda mais a vontade de exercê-la. Raquel Viana, outra estudante que estava participando da solenidade, conta que sempre sonhou em atuar em uma profissão da área da saúde, tendo então se apaixonado pela odontologia. “É um momento muito marcante, marca a importância de cuidar das pessoas, da população”, diz ela.

No ato, os alunos tiveram que fazer um juramento ao receber o jaleco, traje tradicional dos profissionais da área da saúde, levando em conta seu ingresso no ensino superior e sua futura atuação na profissão da Odontologia.



+Outras Notícias


Copyright ©2011 SINEPE-CE, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará

Rua Senador Pompeu,1381, Centro
Contato: (85) 4012-0800 | Fax: 4012-0803
Fortaleza · Ceará · Brasil
REFFER