Seja bem vindo. Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017

Área Restrita:

Informativo:


VIII CAMPANHA ELEITOR DO FUTURO

(SINEPE/CE em 20/09/2017)

foto As escolas da livre iniciativa marcaram presença na manhã da quarta-feira, 20/9 na Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza (CEATE).

Na oportunidade foi dada continuidade à VIII Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE. Como acontece em todos os anos, o SINEPE-CE firmou parceria com o TRE/CE para divulgação nas escolas.

Alunos dos Colégios Deoclécio Ferro; Dáulia Bringel; Maria Ester I (Unidade Silas Munguba); Farias Brito Jovem Aldeota e Escola Manuel da Silva chegaram bem cedo à CEATE, munidos dos documentos e muita vontade de participar das próximas eleições. " A nossa geração veio pra mudar o cenário, eu acredito que somos capazes", é o que pensa Giselle Braga aluna de 2º ano do Ensino Médio.

O momento da coleta dos dados biométricos surpreendeu os estudantes, muitos deles nunca tinham visto o funcionamento do sistema. Letícia Almeida, que fará 18 anos em 2018, já saiu com o título na mão. "Foi muito rápido, eu imaginava que seria mais demorado. Achei muito interessante esse processo, pegaram todas as digitais, mais a foto e a assinatura. É mais segurança pra votação", reconheceu a estudante.

O presidente do SINEPE, Prof. Airton de Almeida Oliveira, falou da relevância deste ato: "É um momento importante para as escolas de ensino médio, com engajamento de alunos e professores. A ideia é continuar a trazer os estudantes até dezembro. Vamos incentivar as escolas para que agendem e venham fazer o título. A gente vê a alegria dos estudantes em participar."

Para a diretora administrativa do Colégio Deoclécio Ferro, Andréa Nogueira, "essa parceria é o primeiro passo da cidadania dos nossos alunos. Hoje eles saem daqui com o título, sabendo que a partir de agora vão poder votar com consciência, para um Brasil melhor, que está precisando de mudanças e da esperança destes jovens".

A avaliação da diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza do pleno do TRE, Joriza Magalhães Pinheiro, também é positiva: "Nosso país vivencia um momento que exige participação. Quando a gente vê o jovem interessado pelos destinos do nosso país, estado e município e interessado pela política, nós temos renovada a esperança de que esse é o caminho da democracia".

Educação Cidadã

Depois de receberem o título, os alunos se dirigiram ao auditório do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, recepcionou a todos com alegria e chamou atenção para a responsabilidade que virá. "Vocês hoje ao adquirirem esse título eleitoral passam a fazer parte do rol de pessoas responsáveis pelo destino da nossa nação. E este momento é ímpar! A partir de agora vocês vão exercer a cidadania", afirmou.

Para finalizar a manhã, a professora Querubina Bringel Olinda, do Colégio Dáulia Bringel, proferiu palestra aos estudantes sobre cidadania e democracia.

Jovens do interior

A Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral é realizada desde 2003. Neste ano, a Campanha se estenderá até o dia 19 de dezembro nas seguintes zonas eleitorais: Iguatu (13ª ZE), Missão Velha (16ª ZE); Itapipoca (17ª ZE), Crateús (20ª ZE), Sobral (24ª e 121ª ZE’s), Milagres (26ª ZE), Crato (27ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZE’s), Limoeiro do Norte (29ª ZE), Barbalha (31ª ZE), Camocim (32ª ZE), Viçosa do Ceará (35ª ZE), Itapagé (41ª ZE), Jucás (43ª ZE), Nova Olinda (53ª ZE), Várzea Alegre (62ª ZE), Cariré (65ª ZE), Aquiraz (66ª ZE), Brejo Santo (70ª ZE), Caririaçu (71ª ZE); Ibiapina (73ª ZE), Horizonte (78ª ZE), Tianguá (81ª ZE), Eusébio (88ª ZE), Amontada (89ª ZE), Bela Cruz (96ª ZE), Itarema (98ª ZE), Maracanaú (104ª e 122ª ZE’s), Capistrano (105ª ZE) e Caridade (111ª ZE).

Acesse AQUI Circular 015/2017



+Outras Notícias


Copyright ©2011 SINEPE-CE, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará

Rua Senador Pompeu,1381, Centro
Contato: (85) 4012-0800 | Fax: 4012-0803
Fortaleza · Ceará · Brasil
REFFER