Seja bem vindo. Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017

Área Restrita:

Informativo:



História


SINEPE-CE: A serviço da educação no Ceará


 


Fundado no  dia 18 de agosto de 1943, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) surgiu tendo a denominação inicial de "Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino Secundário, Primário e Técnico Profissional no Estado do Ceará", tendo como seu primeiro presidente eleito o professor Francisco de Menezes Pimentel. Por não possuir uma sede própria, àquela época as atividades da entidade eram realizadas nas escolas dos respectivos presidentes eleitos.


 


O professor Francisco de Menezes Pimentel foi sucedido por dom Vicente de Araújo Matos (Bispo de Crato) que, em 1962 passou o cargo para o terceiro presidente eleito, professor Jorgelito Cals de Oliveira, que por sua vez empossou o quarto presidente, professor Aluísio Barros Leal, em 1966.


 


Em 1972, na gestão do professor Francisco Jorge Abreu, o quinto presidente desta instituição, com o apoio de alguns diretores associados, foi adquirida provisoriamente uma sede na avenida Imperador, em Fortaleza.


 


No ano de 1974, na gestão do sexto presidente, professor José Reinaldo Teixeira, foi necessária a transferência do Sindicato para a sede do América Futebol Clube, gentilmente cedida pelo senhor Aécio de Borba Vasconcelos.


 


Finalmente, em 23 de junho de 1975 (foto), na gestão do major Francisco de Assis Fernandes Bastos, o oitavo presidente da entidade, foi adquirida em definitivo a sede própria do Sinepe-CE, onde até hoje funciona, na rua Senador Pompeu, 1381, no centro da capital cearense (antiga residência da jornalista Adisia Sá).


Adisia Sá e Maj. Bastos - SEDE SINEPE


 


Enquanto cresceu em espaço físico, ao longo dos últimos anos, o Sinepe-CE também evoluiu em representatividade. Em 7 de dezembro de 1983, ainda na gestão do Major Bastos, com a necessidade de uma reforma estatutária, a razão social da entidade passou para Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino 1º e 2º graus do Estado do Ceará.


 


No início dos anos 90, na gestão do Professor Acrísio Nogueira Pessoa, foi intensificado o processo de interiorização das atividades do Sinepe-CE, através dos encontros em importantes cidades do estado.


 


No ano de 2000, na gestão do décimo quarto presidente eleito, o professor Isac Coelho Silva, trouxe como congregados do Sindicato as instituições de ensino infantil, ensino superior, cursos livres e outros estabelecimentos particulares ligados à educação no Estado do Ceará.


 


Nos anos recentes, a sede do Sinepe-CE passou por uma ampliação e por inúmeras melhorias, fruto do engajamento dos associados que contribuíram neste processo de crescimento em representatividade. A entidade conta hoje com mais de uma centena de instituições de ensino associadas divididas entre as câmaras de educação infantil, de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos, de ensino superior e de idiomas. O Sinepe-CE divide seu legado histórico ao longo desses 65 anos com estas instituições associadas, que fazem parte da história da educação no Ceará. São a essas instituições que se deve parte do reconhecimento que o Estado tem em todo o país, através do sucesso de seus alunos e ex-alunos nas mais diversas esferas do conhecimento – podendo ser citados como exemplo o alto índice de aprovação de cearenses nos vestibulares mais concorridos do país (caso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA) e nas olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais.


 Fachada nova


Apesar das dificuldades enfrentadas por este importante setor da iniciativa privada que cumpre a nobre missão de educar no Brasil, a tradição, a inovação, a criatividade, a determinação e a inteligência do povo cearense se traduz na forma como as instituições de ensino não governamental do Ceará superam os obstáculos, colhendo bons frutos de um relevante serviço à sociedade e engrandecendo a educação no Estado. Representando instituições desse grau de relevância para a sociedade cearense, manter um Sindicato fortalecido e atuante é a preocupação da atual diretoria, que tem à frente o professor Luiz Pereira Lemos, décimo sexto presidente, em cujo mandato foram implantados os escritórios regionais, mantendo a responsabilidade de preservar a o compromisso da entidade em benefício da educação de qualidade no estado do Ceará.


 

Copyright ©2011 SINEPE-CE, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará

Rua Senador Pompeu,1381, Centro
Contato: (85) 4012-0800 | Fax: 4012-0803
Fortaleza · Ceará · Brasil
REFFER